Meio Ambiente: Dicas para ter um lar mais sustentável

Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente, ter um lar sustentável é uma das formas de cooperar para a preservação do planeta.

Você já pensou que com pequenas ações e adequações na sua rotina isso é possível?!

Veja a seguir 7 dicas práticas para implementar no cotidiano e ter um lar sustentável.

REDUZA O CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA

Comece pelo básico! Apague as luzes ao sair de cada ambiente; aproveite a iluminação natural, deixando janelas abertas e usando cortinas claras; feche a torneira enquanto escova os dentes; reutilize a água da máquina de lavar para limpar pisos.

DIMINUA O CONSUMO DE DESCARTÁVEIS

Reduzir o lixo gerado pelo consumo é uma tarefa básica. Opte por produtos com embalagens biodegradáveis, sacolas reutilizáveis e materiais que possam ser reaproveitados.

TENHA UMA HORTA

As pequenas hortas cabem em qualquer espaço e podem ser feitas em potes de margarina, sorvete ou garrafas pet. Além de evitar o consumo de agrotóxico, ter uma horta ajuda a purificar e umidificar o ar.

FAÇA COMPOSTAGEM

O lixo orgânico, que não pode ser reciclado, pode ser útil para servir de adubo para sua horta e/ou plantas. Você pode montar uma composteira doméstica aproveitando pedaços e cascas de frutas, borra do café e sachês de chá, por exemplo.

ADQUIRA MÓVEIS E PEÇAS AMADEIRADAS COM SELOS DE SUSTENTABILIDADE

Busque por produtos que utilizam madeira reciclada, ou cuja fabricação tenha sido feita de maneira ecológica. Além disso, você também pode optar por móveis multifuncionais como cama box solteiro ou casal baús, sofá cama, mesa modular entre outros.

FAÇA UMA COMPRA CONSCIENTE

Na hora de ir às compras, tenha uma lista com todos os itens que você precisa para não comprar mais do que o necessário. Lembre-se de escolher produtos cuja as embalagens possam ser recicladas ou reaproveitadas.

SEPARE O LIXO RECICLÁVEL

Outra atitude simples, mas que faz toda a diferença. Separar o lixo orgânico do reciclável é uma ação simples e que tem grande relevância. Verifique como a coleta é feita onde você mora e não se esqueça de lavar todo o material, antes de separá-lo para a reciclagem.

Agora que você já sabe como ter um lar mais sustentável, vamos colocar em prática?

Analise o que pode ser mudado e veja os benefícios dentro e fora de casa!

Se já pratica ações sustentáveis no seu lar e tem mais alguma dica, deixa aqui nos comentários!

Compartilhe